• Contato
  • (34) 3312-5559
  • Seg a Sex | 8h - 11h & 13h - 17h

Notícias


Leia as notícias e novidades do SSPMU
SSPMU aprova pauta de reivindicação em assembleia geral
01-12-2022

SSPMU aprova pauta de reivindicação em assembleia geral

 

Assembleia geral promovida nesta quinta-feira (01/12) pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) aprovou a pauta de reivindicação da categoria para o ano de 2023.

O texto possui cinco itens e cada um deles foi debatido entre todos os presentes na assembleia geral. As reivindicações farão parte das negociações salariais com a prefeita Elisa Araújo.

Entre os itens está a recomposição salarial da categoria. O reajuste aprovado, que será negociado junto ao Executivo, levará em conta o cálculo da recomposição salarial pelo índice INPC acumulado no ano de 2022 (ainda a ser fechado) mais 6% não aplicado no ano passado e outros 7% de ganho real e reposição das perdas salariais desde a implantação do plano de cargos e salários.

Segundo o presidente do SSPMU, Martinho Pereira, a reposição das perdas leva em conta que, na época da implantação do plano de cargos e salários, o menor vencimento básico dos servidores municipais era de 5% maior que o salário mínimo e “tais valores foram achatados e perderam o valor de compra”, justifica.

Também aprovado o item que prevê o reajuste de 30% sobre o valor do tíquete-alimentação passando dos atuais R$ 800 para R$ 1040. A aplicação do índice aplica a variação do preço da cesta básica.

A assembleia geral aprovou ainda a alteração do percentual de acréscimo remuneratório, de 20% para 60% sobre os vencimentos dos cargos em comissão. E mais: aprovada a cobrança para a elaboração do projeto de lei para a revisão do plano de carreira, a melhoria da SEMETRA (Seção de Segurança e Medicina do Trabalho) e a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Com aprovação de todos os itens, o SSPMU vai protocolar a pauta de reivindicações junto a Prefeitura de Uberaba. Após este trâmite, o SSPMU espera sentar à mesa com a prefeita Elisa Araújo para dar início às negociações salariais, que devem ocorrer em 2023. A data-base da categoria é março.

“A aprovação da pauta de reivindicações é o primeiro passo para que possamos dar início às conversas com a prefeita para buscar o reajuste salarial digno e melhorias para todos os servidores”, conclui Martinho Pereira. 

 

 

Daniela Brito

Assessoria de Imprensa